4 cuidados para se proteger contra Ransomware - Digi Office

 

Ransomware: Como se proteger e agir no caso de uma invasão que “sequestra” seus arquivos e seu computador.

 

Ransomware: o que é?

 

Os Ransomware, são softwares que “sequestram” os dados do seu computador, criptografando seus dados ou o acesso a seu computador e bloqueando seu acesso até que um valor monetário, geralmente em criptomoedas como o bitcoin, seja pago.

 

Muitas empresas não aceitam pagar e perdem todos seus dados.

 

Mesmo empresas pequenas podem ser afetadas por este tipo de software malicioso, como nesse caso em que hackers travaram o sistema de uma loja infantil no Mato Grosso do Sul.

 

Atenção e cuidado são importantes.

 

Mesmo se o resgate for pago, não existe garantia de que o acesso a seus arquivos será liberado, ou pelo hacker não cumprir sua promessa, ou pelos arquivos criptografados se tornarem impossíveis de descriptografar. Algumas das famílias de Ransomware mais utilizadas pelos hackers, como o Petna, podem corromper o arquivo de forma permanente, impedindo que eles voltem ao estado anterior. Mesmo pagando, pode ser que você não recupere seus arquivos.

 

Outro aspecto importante é que ao pagar, você incentiva que os criminosos continuem aplicando este tipo de golpe e que desenvolvam novos malwares. Então não pague.

 

Com algumas simples ações você consegue se proteger e mitigar os riscos no caso de uma invasão:

 

Atualize seu sistema operacional

 

Ao fazer a atualização do sistema, você se previne contra alguns softwares maliciosos que podem se aproveitar de brechas em seu software e que já foram descobertas pelo produtor do seu sistema e já foram corrigidas por eles.

 

Isso também vale para dispositivos móveis, como celulares, tablets e objetos que utilizem IoT (Internet das coisas).

 

Não dê chances aos Softwares maliciosos!

 

 

Faça backups constantes dos seus dados

 

Fazer backups constantes dos seus dados é uma boa maneira de se resguardar, pois mesmo em uma eventual invasão, consegue-se recuperar os dados perdidos.

 

A sugestão é utilizar HDs externos USB não ligados à internet ou contratar um sistema de backup em nuvem. Existem opções gratuitas como Dropbox, Google Drive, Mega e OneDrive, e também versões pagas, que permitem armazenamento maior.

 

Use Software Antivírus e mantenha-o atualizado

 

Existem muitas opções gratuitas, como o próprio Avast, contudo vale investir em m Antivírus pago para uma proteção mais completa e que permita evitar mais alguns tipos de ataques.

 

Fique atento a técnicas manipuladoras de engenharia social

 

Pode parecer óbvio, mas nunca abra ou clique em arquivos ou links de fontes desconhecidas ou que sejam suspeitos. Caso receba e-mail com anexo questionável, exclua-o sem abrir. Se conhecer quem te mandou, contate a pessoa e pergunte se ela mesma te avisou.

 

Preste atenção em mensagens que façam você clicar em páginas desconhecidas, verifique se as páginas possuem HTTPS em seu início passando o mouse sobre o link, sem clicar.

 

Na Digi Office, ao instalarmos o software que você contratar, fazemos análise do seu antivírus e da compatibilidade com nossos sistemas, para evitar que incompatibilidades façam você passar por este sufoco.

 

Mesmo assim, não deixe de seguir nossas dicas para se proteger e prevenir a criptografia dos seus dados ou do seu computador.

 

Achamos que você pode se interessar também:

 

Varejista: Descubra como inovar em seu negócio

 

 


Fale conosco