Treinamento de equipes: 4 dicas para um ótimo - Digi Office

Treinamento de equipes é essencial para as empresas se manterem atualizadas. Em um mercado cada vez mais competitivo e seletivo, é indispensável manter os colaboradores atualizados e capacitados para atenderem aos clientes e realizarem todas as funções da empresa com eficiência.

Esse tipo de atitude não é apenas um diferencial, mas uma necessidade básica na gestão de pessoas.

É por isso que investir no treinamento de equipes de trabalho tem se tornado cada vez mais importante para manter os negócios. Apenas com funcionários competentes é possível alcançar os objetivos organizacionais e ganhar destaque no mercado.

Sabendo disso, hoje vamos mostrar para você 4 dicas excelentes para fazer um ótimo treinamento de equipes.

Continue lendo e fique por dentro do assunto!

  1. Avalie as necessidades da empresa

Ótimo treinamento de equipes - Necessidades da equipe

Para implementar um programa de capacitação, primeiro, é indispensável saber quais competências devem ser desenvolvidas, o que só pode ser identificado com uma boa avaliação de desempenho.

Essa análise serve para identificar as competências que necessitam ser desenvolvidas em cada colaborador, isto é, o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício da função.

Existem diversas maneiras de realizar a avaliação de desempenho, porém, a mais conhecida é feita em 360 graus. Nela, a análise conta com a ajuda de todos os envolvidos: superiores, subordinados, colegas de trabalho e, inclusive, os próprios clientes.

  1. Defina o modelo de treinamento de equipes a ser utilizado

Ótimo treinamento de equipes - modelo atualizado

Após identificar as necessidades da sua empresa, é indispensável definir os meios que serão usados para realizar o treinamento.

As capacitações podem ocorrer dentro ou fora da empresa, presencialmente ou pela internet. A seguir, conheça cada modelo:

  • Treinamento In Company: é realizado dentro da própria empresa, com instrutores competentes para ministrar o curso. Tal modalidade exige uma estrutura maior por parte da empresa, porém, abrange toda a equipe e oferece altas taxas de aprendizado.
  • Treinamento Out Company: é realizado fora da empresa, sendo que apenas alguns trabalhadores são selecionados para fazer o curso e, depois, podem multiplicar o conhecimento dentro da organização. Essa modalidade possibilita a diminuição de custos.
  • Treinamento Online: é uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos. Os seus principais benefícios são o horário flexível, a facilidade de acesso às informações e o amplo mix de conteúdo.
  1. Estabeleça metas inteligentes e desafiadoras

Ótimo treinamento de equipes - metas desafiadoras

Todo conhecimento deve ter um efeito prático. Por isso, é importante que os resultados dos cursos sejam percebidos na instituição, com novas vendas, clientes mais satisfeitos, colaboradores produtivos, relacionamento interno melhor desenvolvido, etc.

Então, ao implementar cursos para o time de trabalho, também é importante definir metas que sejam relevantes e desafiadoras, tirando todos da zona de conforto e impulsionando a equipe na busca pelos objetivos organizacionais.

Uma meta de sucesso tem ao menos cinco principais características. Ela deve ser objetiva, relevante, alcançável, mensurável e ter um prazo bem definido.

Tudo isso colabora para que os resultados sejam alcançados com mais entusiasmo, proporcionando bons retornos sobre o investimento.

  1. Ofereça feedbacks constantes

Ótimo treinamento de equipes - Feedbacks constantes

Além de tudo, é importante estar próximo da equipe, acompanhando o trabalho e oferecendo feedbacks relevantes sempre que necessário. Isso ajudará o time a enxergar os pontos cegos, isto é, as falhas que precisam ser melhoradas.

Essa prática deve fazer parta da cultura organizacional e ser compartilhada por toda a liderança da empresa. E lembre-se de que o feedback nem sempre é uma crítica: também pode ser um elogio conferido ao trabalho bem realizado.

O treinamento não é apenas o que acontece ao longo das horas de estudo em uma sala, vai muito além, perpassando as rotinas da empresa, e só pode ser considerado realmente bem-sucedido quando seus efeitos contribuem para o crescimento do negócio.

Leia também:

4 dicas para controlar sua gestão de estoque com eficiência

 

 


Fale conosco