5 dicas eficientes para motivar os funcionários da sua empresa - Digi Office

Por que você levanta todos os dias para trabalhar? Sua resposta é: porque sou motivado! Em um mercado competitivo, em um país em crise e repleto de dificuldades naturais, ficar sem motivação é literalmente ficar sem energia. É a motivação que alimenta as pessoas, seus sonhos, a vontade de crescer e melhorar. Sua empresa não pode ficar sem ela!

 

Mas como garantir a motivação da equipe? No post de hoje, separamos 5 dicas essenciais para você motivar os funcionários. Acompanhe!

1. Cultive um bom ambiente de trabalho

 

Os ambientes que nos cercam influenciam diretamente nosso humor. E cada profissão exige um tipo de ambiente: enquanto profissões que envolvem criatividade, como publicidade, se beneficiam de ambientes descontraídos e com estímulos, profissões que exigem concentração, como contabilidade, precisam de ambientes que favoreçam o foco.

 

Por isso, avalie bem as atividades desempenhadas em sua empresa e procure criar o ambiente ideal, que estimule seus funcionários e garanta o bem-estar deles durante a realização das tarefas.

 

Além disso, independentemente da natureza dos trabalhos, é importante manter tudo sempre limpo, organizado e confortável. Quanto melhor os seus funcionários se sentirem, mais dispostos estarão para desempenhar suas atividades.

 

5 dicas eficientes para motivar os funcionários da sua empresa

 

2. Ofereça uma boa infraestrutura para motivar os funcionários

 

Nada mais frustrante do que tentar fazer suas atividades e vê-las “empacadas”. Por isso, garanta que sua empresa seja eficiente para que seus funcionários possam fazer seu trabalho.

 

Uma das formas de otimizar suas atividades é adquirir um software de gestão para sua empresa, que torna suas atividades mais práticas e eficientes, por exemplo.

 

E o cuidado vai além: também é preciso ter bons equipamentos, um bom planejamento, cargos bem definidos, processos desburocratizados. Tudo o que você puder fazer para agilizar os processos, faça sem medo.

 

3. Valorize os funcionários

 

Não estamos falando apenas de incentivos financeiros como bônus ou comissões. A valorização dos funcionários está nos pequenos gestos também, como aquele “Obrigado!” por um pedido atendido ou um “Parabéns” por um bom resultado. Ela também está em saber ouvir suas sugestões, ideias e até críticas. Tenha o cuidado de sempre levar a opinião dos funcionários em conta.

 

E, acima de tudo, respeite-os. Ofereça uma remuneração justa, respeite seus direitos e procure fazer tudo da forma correta. Isso garante que o tempo de seus funcionários e suas habilidades serão devidamente reconhecidos e respeitados.

 

5 dicas eficientes para motivar os funcionários da sua empresa

 

4. Saiba lidar com bons e maus resultados

 

A maioria dos profissionais se sente motivada pelos desafios, pela possibilidade de aprendizado e ganhos. Por isso, é importante propor desafios para sua equipe sempre, fazer com que todos vistam a camisa e enxerguem os benefícios individuais da empreitada.

 

E é preciso saber lidar com os dois cenários possíveis: bons ou ruins. Se forem bons, recompense toda equipe e mostre reconhecimento. Se forem ruins, não procure culpados: foque na solução! Se a culpa for de alguém, converse em particular. Os elogios e as repreensões, quando feitos da maneira certa, podem ser poderosas ferramentas de motivação.

 

 

5. Tenha uma equipe bem liderada

 

Aqui, temos dois conceitos importantes: equipe e liderança.

 

Primeiro, a noção de equipe é um importante motivador. Saber que se tem o apoio dos colegas para conquistar resultados bons para todos, cria segurança, vontade de contribuir e até receio de não ter um bom desempenho e “ficar para trás”. O trabalho em grupo carrega todos, empolga todos. E se os resultados forem encarados da forma certa, como falamos acima, melhor ainda!

 

Já a noção de liderança diz respeito a escolher a pessoa certa para ficar à frente dessa equipe. Líderes não apenas dão ordens, mas inspiram, dão o exemplo, e levam todos mais longe. Por isso, é importante ficar de olho naqueles que possuem este perfil e são capazes de desempenhar este papel. Bons líderes também são grandes motivações para os funcionários.

 

Motivação é felicidade! E felicidade é o combustível mais poderoso para empresas que desejam se destacar. Funcionários felizes não apenas cumprem suas obrigações, mas o fazem com excelência.

 

Gostou das dicas para motivar os funcionários, e quer saber como melhorar ainda mais seus resultados?

 

Veja agora:

Reduzir o turnover: 8 melhores maneiras

Dicas de Empreendedorismo - Baixe aqui O Guia Definitivo sobre Software de Gestão

 

 

 


Fale conosco