Você já ouviu falar em automação comercial? No post de hoje iremos abordar diversos aspectos referente ao tema, lhe ajudando a conhecer e entender porque ela é tão importante para o sucesso de um negócio.
Nós sabemos que, em um mercado altamente competitivo, é necessário que busquemos meios de aprimorar o desempenho de nosso empreendimento e superar a concorrência, focando em um crescimento empresarial mais sólido e duradouro.
Aliás, com o avanço das tecnologias, é possível perceber o quanto empresas que não se preocupam com automação, correm sérios riscos de não conseguir acompanhar as tendências de mercado e entrar em colapso.
Portanto, a proposta do texto de hoje é te deixar bem informado sobre o assunto para que consiga iniciar o processo de modernização de seu empreendimento e se transforme em um empreendedor de sucesso!
Ficou curioso e quer saber como a automação comercial pode lhe ajudar? Acompanhe!
O que é automação comercial?
Para começar a nossa conversa de hoje, antes de tudo, é preciso conceituar e entender melhor o que vem a ser o processo de automação empresarial.
De maneira bem didática, quando nos referimos à automação comercial, estamos tratando do processo de tornar atividades rotineiras da empresa (normalmente realizadas manualmente) em procedimentos automáticos, executados por máquinas.
Automatizar uma empresa é investir em tecnologia e em aplicações que irão substituir o trabalho manual com eficiência, segurança e rapidez.
Desse modo — por meio do uso de métodos, softwares e programas específicos — transforma-se as atividades da empresa em procedimentos mecânicos, principalmente em setores mais sensíveis e predispostos a erros humanos, como a gestão de finanças.
É importante ressaltar que esse tem sido o diferencial das empresas que mais se destacam no mercado, uma vez que favorece o aumento de produtividade, a inovação, e retira dos funcionários a execução de tarefas demoradas e burocráticas, liberando-os para se dedicarem a outras atividades essenciais ao funcionamento de um negócio.
Porque devo investir em automação comercial?
Agora que já sabemos o que é automação, fica mais fácil falarmos um pouco da sua importância dentro do contexto corporativo.
Como vimos, todo o procedimento envolve substituir a realização das tarefas manuais por instalação e uso de programas pensados especificamente para cada tipo de necessidade. Mas, porque isso é importante? Quais os benefícios minha empresa terá ao adotar essa estratégia?
Viabiliza a redução de custos
Um dos grandes dilemas de todo empreendedor é reduzir gastos sem que isso afete o desempenho de seu negócio. E, para essa tarefa, a automação é uma importante aliada!
Como você pode perceber no procedimento, substitui-se a mão de obra por recursos tecnológicos. Ou seja, um programa realizará o trabalho que antes era executado por um funcionário.
Com isso, é possível reduzir, significativamente, seu quadro de funcionários. Isso representa uma grande economia, já que, além do salário, existem inúmeros encargos sociais e trabalhistas envolvidos na contratação de um trabalhador.
Além disso, é importante frisar que, por se tratar de um processo automático, há uma redução direta das possibilidades erros e desperdício com retrabalhos. De modo geral, um programa de computador não erra!
Garante mais segurança para os processos da empresa
Outra vantagem de se confiar a tarefa de gestão e organização de um negócio a programas desenvolvidos para tal finalidade é a segurança de que tudo será melhor executado, calculado e documentado.
Poder contar com um software de gestão torna a administração de uma empresa muito mais fácil e segura, evitando que falhas manuais afetem o desenvolvimento e crescimento do negócio.
Especificamente em pequenas empresas, esse é um grande diferencial competitivo e possibilita que o crescimento ocorra de uma maneira mais sólida e planejada.
Aprimora a apuração de impostos
Com a alta carga tributária incidente sobre as empresas, esse é um setor que merece bastante atenção do empreendedor. Isso porque, falhas podem representar graves problemas.
A automação de processos tornará a apuração de impostos mais eficiente, facilitando o gerenciamento e planejamento tributário. Assim, sua empresa manterá as obrigações fiscais sempre em dia.
Melhora o gerenciamento das vendas
Uma boa ferramenta de automação simplifica o gerenciamento de estoque e saídas, o que, consequentemente, leva a um aumento nas vendas. Assim, é possível avaliar em tempo real a lucratividade da empresa, programando melhor estratégias de atuação.
Ao perceber claramente como seu negócio está se comportando, é possível, por exemplo, promover promoções, lançar novos produtos, investir em qualificação dos funcionários de maneira planejada e focada na solução dos problemas identificados.
Aperfeiçoa o relacionamento com clientes
Todo empresário sabe o quanto é importante manter contato e estreitar os laços de confiança com o cliente. Com isso, saber usar a tecnologia a seu favor é uma atitude inteligente de grandes gestores!
Alguns recursos permitem a realização de um cadastro detalhado de seus consumidores, com um controle de compras e créditos, além de envio de e-mails automáticos.
Por meio de um software, também é possível criar um programa de fidelidade de clientes, sendo uma das melhores estratégias para manter uma boa rotatividade nas vendas de seu negócio.
Usar um sistema de CRM é uma excelente maneira de aprimorar o controle comercial e também fidelizar consumidores.
Proporciona mais agilidade e segurança à tomada de decisão
Saber tomar as decisões corretas, no momento certo, é uma das qualidades mais importantes e desejadas em um gestor. É por meio desse procedimento que se escolhe a melhor opção para solução de um problema ou como aproveitar adequadamente uma oportunidade. Justamente por isso, o processo decisório deve ser encarado com seriedade.
Um dos benefícios em se fazer uso de programas de gestão é o acompanhamento constante do fluxo de caixa e das métricas financeiras e comerciais da empresa, o que facilita o processo de tomada de decisão.
Estando o empresário mais informado sobre o andamento da empresa, ele consegue se planejar melhor e tomar decisões mais rápidas e seguras, com base em dados reais, favorecendo o desenvolvimento de seu negócio.
E então, conseguiu entender como é importante investir em automação comercial? Em pleno século XXI, apostar em modernização e tecnologia parece ser o melhor caminho para pequenas empresas que precisam crescer de maneira ordenada.
Nesse aspecto, o setor de automação tem sido um dos grandes responsáveis pelo crescimento empresarial de negócios que aliaram tecnologia, boas práticas de gestão e espírito inovador para se adequarem às novas exigências de mercado. Por isso, faça o mesmo em sua empresa!
Ainda possui alguma dúvida sobre o assunto? Já iniciou o processo de automação em seu negócio? Se não, precisa de ajuda para implantá-lo?
A Digi Office trabalha há 23 anos com automação comercial, levando as melhores soluções e tendências para o varejo!
Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro das melhores estratégias de marketing para alavancar os negócios? Assine nossa newsletter e receba conteúdos direto na sua caixa de e-mail!