Checklist: os principais equipamentos de um restaurante de sucesso - Digi Office

Um restaurante de sucesso é aquele que consegue atrair as pessoas, servir uma boa comida e garantir a satisfação — e o retorno — de quem pede os pratos. Para tanto, além de investir no atendimento e na criação de uma ótima experiência, ter os aparatos corretos faz toda a diferença.

Como o ramo requer uma estrutura específica, é importante não deixar nada passar batido. Por isso, no post de hoje, apresentamos um checklist com os principais equipamentos que não podem faltar em um restaurante de sucesso. Vamos lá?

Fogão industrial

Para dar conta de todos os pedidos que os garçons trazem das mesas, é fundamental que o seu fogão aguente o ritmo.

Um tradicional, desses que são encontrados nas cozinhas das residências, não vai servir, e poderá comprometer a qualidade da comida ou o prazo. Em vez disso, o ideal é optar por um fogão industrial, com pelo menos seis bocas e que garanta que os pratos possam ser feitos à perfeição e de maneira rápida.

Forno industrial

Da mesma forma que o fogão, o seu forno não pode ser aquele com um queimador pouco eficiente e que demora muito mais tempo do que o necessário na receita.

O ideal é adquirir um forno industrial, especialmente se o restaurante lida com sobremesas assadas. Outro ponto importante é que o forno precisa ter a função de grelha. Afinal, as opções gratinadas exigem aquela parte crocante que dá um toque especial.

Fritadeira elétrica

É muito provável que o seu menu ofereça alguns pratos fritos. Mas isso não significa necessariamente ter um cardápio pouco saudável, já que há formas de garantir o aspecto crocante sem comprometer a saúde.

Porém, fritar em pequenas frigideiras, que ocupam largamente o espaço do fogão, não será produtivo. E pode ser até perigoso! É fundamental ter uma fritadeira elétrica, tão grande quanto a sua demanda. Isso vai ajudar você a manter os alimentos deliciosos e certificar-se de que tudo esteja sempre quentinho.

Refrigeradores

Não dá para manter a despensa de um restaurante no limite, não é? Fazer compras com boa antecipação é interessante para economizar. Além disso, é possível realizar pré-preparos, que são usados quando a coisa esquenta de verdade na cozinha.

É essencial garantir que nada vá estragar. Para tanto, os refrigeradores são indispensáveis. Os industriais são os mais indicados, pois trazem bastante espaço interno e têm melhor controle de temperatura, evitando a contaminação dos produtos.

Aquecedores de alimento

Muitas vezes, um prato sai bem à frente do outro, de modo que tenha que ficar esperando os demais que estejam destinados à mesma mesa ou grupo de clientes. Afinal, preparações que chegam de maneira desencontrada são a receita para a insatisfação dos consumidores.

Para que isso não aconteça, os aquecedores de alimento ajudam a conservar os pratos em temperatura morna ou quente, sem cozinhar os ingredientes além do ponto. Ter esse equipamento no seu estabelecimento é uma dica certeira para aumentar a qualidade do seu atendimento.

Software de gestão

Todos esses utensílios fazem parte da rotina operacional da cozinha. Entretanto, é importante ter também bons recursos para fazer as compras, definir corretamente os preços dos pratos e selecionar os fornecedores adequados.

Para isso e muito mais, seu negócio deveria investir em um software de gestão. Por meio dele, é possível reunir informações de maneira centralizada e integrar as diversas áreas do restaurante.

Com isso, o processo de decisão se torna mais assertivo e as tarefas ficam mais rápidas e baratas. Como consequência, seu estabelecimento lucra mais e conseguirá se desenvolver facilmente!

Para que a ideia de ter um restaurante de sucesso se concretize, é fundamental ficar de olho nesses equipamentos e garantir que eles estejam disponíveis. E como mostramos, tão importante quanto os itens da cozinha em si é o software de gestão, que fará uma grande diferença na conquista de resultados.

E você, já tem algum desses equipamentos na sua cozinha? Tem outras sugestões de aparelhos fundamentais? Dúvidas sobre o assunto? Conte tudo pra gente nos comentários!

 

 

Achamos que pode te interessar também:

 

Como abrir um restaurante? Descubra aqui!

 

 


Fale conosco