Como abrir um restaurante? Descubra aqui! - Digi Office

Como abrir um restaurante é uma dúvida frequente, pois este é um dos tipos de negócios que é mais aberto no Brasil. Montar um restaurante pode ser uma grande oportunidade para empreender e gerar lucros. No entanto, apesar de o ramo ser atraente, para que o negócio cresça com saúde e renda bons frutos, não basta apenas ter talento na cozinha.

 

O sucesso depende de uma conjunção de fatores que vão desde o conhecimento sobre como abrir um restaurante à realização da gestão com eficiência.

 

Sabendo disso, para ajudá-lo a montar o seu negócio, trouxemos neste post um passo a passo indispensável para esse segmento. Vamos lá?

 

Escolha um ponto estratégico

O primeiro passo é pesquisar qual é a região mais adequada para montar a empresa. A escolha do local pode ser tão determinante para o sucesso quanto a qualidade no atendimento e outras questões.

 

Aqui, vale lembrar que a intuição não deve ser o único método de seleção. Pesquise e obtenha dados concretos que confirmem se o número de pessoas que moram ou frequentam as proximidades é suficiente para garantir bons resultados. A escolha do ponto vai depender da proposta do negócio. Qual é o público que você deseja atingir? Um restaurante sofisticado, por exemplo, deve ser montado em uma região mais nobre.

 

Estude, também, qual é a forma que a maioria dos clientes chega ao ponto. Se for de carro e o restaurante não tiver estacionamento próprio, é interessante verificar se há vagas para parar nas ruas próximas. Além disso, é preciso checar com os órgãos municipais se é permitido instalar um negócio desse ramo no local.

 

Como abrir um restaurante - Instalações

 

Dê atenção às instalações

Ninguém aqui quer se arrepender da escolha do lugar, não é mesmo? Portanto, para que o restaurante ofereça uma estrutura agradável e completa aos clientes, é importante estar atento às instalações.

 

O ideal é que o local tenha, pelo menos, um espaço bom para montar as mesas e cadeiras dos clientes, uma cozinha grande, banheiros e um pequeno escritório.

 

Defina o cardápio

Qual vai ser o coração do restaurante? Defina as opções do cardápio com sabedoria e com base no público-alvo. Comida saudável, japonesa e gourmet são algumas propostas que estão em alta. Estude se é mais vantajoso o negócio ser à la carte ou self-service.

 

Como abrir um restaurante - bons fornecedores

 

Tenha bons fornecedores

Provavelmente você já saiba, mas vale reforçar a ideia de que o melhor fornecedor nem sempre vai ser aquele com o preço mais em conta. Busque profissionais e empresas que ofereçam qualidade excelente, bom atendimento e valores compatíveis com o mercado. Assim, você evita dores de cabeça com a entrega dos ingredientes e, consequentemente, problemas com a preparação dos pratos.

 

A dica é negociar os melhores prazos com os fornecedores e ganhar a confiança deles, para que, com o tempo, seja possível combinar valores mais atraentes.

 

Como abrir um restaurante - invista em tecnologia

Invista em tecnologia

Para aumentar a produtividade da equipe e ajudar na administração dos negócios, saiba como escolher o melhor software de gestão para seu negócio e que ofereça rápido retorno. O ERP (Enterprise Resource Planning) ideal vai armazenar todos os dados importantes em apenas um local e automatizar tarefas comuns a seu restaurante.

 

Normalmente, todos os softwares têm funções básicas como a gestão do fluxo de caixa e do estoque. No entanto, é interessante optar por um modelo que possua mais precisão e seja específico para o seu nicho.

 

Depois de analisar as necessidades que o seu negócio tem em relação ao ERP, verifique a capacidade de integração do software. É essencial que ele ofereça suporte total aos sistemas operacionais e interfaces intuitivas para facilitar o uso.

 

Conheça as obrigações legais para entender como abrir um restaurante seguro

Para evitar problemas com órgãos reguladores, é fundamental saber todas as leis sanitárias, trabalhistas, fiscais, municipais e de segurança do setor. Entre as normas de regulamento da Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária — por exemplo, estão a identificação da data de preparo e do prazo de validade dos alimentos armazenados e o controle integrado de vetores e pragas urbanas.

 

Montar um restaurante requer atenção e cuidado, mas prestando atenção a estes pontos, seu caminho fica facilitado.

 

 

Leia também:

Como aumentar a produtividade da sua equipe?

 

Fale conosco