Aumentar a produtividade da sua equipe: saiba como - Digi Office

Aumentar a produtividade da sua equipe é algo essencial para melhorar os resultados. Empresas de alto desempenho estão sempre buscando maneiras de aumentar a produção, mantendo a qualidade de seus produtos e serviços. Para isso, é fundamental investir em uma gestão eficiente, com a adoção de práticas atualizadas, que contribuirão para aumentar a produtividade da sua equipe.

 

O aumento da produtividade com qualidade é fator determinante para a obtenção de metas em mercados cada vez mais desafiadores. Para ajudá-lo a vencer esse desafio, separamos nove dicas de como aumentar a produtividade no trabalho. Confira.

 

  1. Estabeleça procedimento operacional padrão

Para aumentar a produtividade da sua equipe, procedimentos em formato padrão facilitam a agilidade dos trabalhos e garantem melhor qualidade das atividades, além de proporcionar maior controle por parte da gestão das tarefas que estão sendo executadas.

 

Aumentar a produtividade da sua equipe - Capacitação de Equipe

  1. Capacite a equipe

Identifique, na equipe, questões que podem ser melhoradas e identifique treinamentos com o objetivo de atualizar e capacitar os colaboradores para os desafios do mercado.

A capacitação sempre será importante, seja para ensinar os funcionários sobre novos processos e procedimentos, seja para atualizá-los. Para ter resultados diferenciados, é preciso ter colaboradores igualmente diferenciados. Invista sempre em conhecimento para todos os níveis hierárquicos.

 

  1. Forneça ferramentas adequadas

Um cirurgião não fará a cirurgia se não tiver um bisturi e os instrumentos necessários, além de uma boa equipe de apoio. Mesmo a melhor equipe não entregará o resultado esperado se não tiver as condições de trabalho para isso. Enfrente e entenda essa realidade para poder alcançar os resultados esperados.

 

  1. Mensure os resultados

É importante acompanhar os resultados de produtividade da empresa. Estabeleça métricas que são importantes para o seu negócio e alimente os dados mês a mês para você conseguir o comparativo.

Para empresas de pequeno e médio porte, é possível fazer esse acompanhamento através de planilhas. Para empresas maiores, será necessário um sistema que o seu setor de TI pode desenvolver ou você poderá optar pela compra de um programa com soluções prontas e ajustar à realidade da sua empresa.

 

  1. Delegue para engajar

Delegue pequenas funções estratégicas para os membros da equipe. Eles se sentirão importantes e, consequentemente, terão maior comprometimento no trabalho.

 

Aumentar a produtividade da sua equipe - Equipe focada

  1. Mantenha o foco

Para um rendimento satisfatório, convença os seus colaboradores de que as distrações durante longos períodos no trabalho prejudicam a empresa. Nesse sentido, bate-papo com os colegas por tempo prolongado, uso da internet para assuntos pessoais e ligações devem ser evitados, sendo permitido somente nos intervalos de descanso.

Para aumentar a produtividade da sua equipe, trabalhe essas questões procurando sensibilizar o colaborador para o comprometimento dele para com a empresa. Seja flexível em casos extraordinários, como doença na família, mas deixe claro para a equipe que exceção não é regra.

 

  1. Elimine o absenteísmo

Faltas e atrasos constantes são ruins para a produtividade da empresa. Identifique pontos que precisam ser melhorados e trabalhe para que as questões se resolvam. Isso pode acontecer por meio de reuniões, conversas e treinamentos.

 

  1. Dê retorno aos funcionários

Para aumentar a produtividade, é preciso saber ouvir e retornar as solicitações dos colaboradores. Com isso você gera engajamento. Invista numa comunicação eficiente, promovendo oportunidades para conversas e troca de ideias com os mais diferentes níveis hierárquicos.

Como gestor, mostre-se sensível à importância de ouvir e aproveitar boas sugestões. Atitudes como essa são favoráveis para a motivação dos colaboradores.

 

Aumentar a produtividade da sua equipe - Equipe motivada por meta

  1. Motive os seus colaboradores

Crie motivos para comemorar e dê premiação para aqueles funcionários que se destacam por algum motivo, seja pelo alto rendimento, seja pelo bom exemplo que oferecem à equipe. Nem sempre a motivação virá por reconhecimento financeiro. Esteja mais presente no cotidiano dos funcionários, reconhecendo potenciais e incentivando-os a ser cada dia melhores.

 

Leia também este texto e descubra boas práticas para realizar um treinamento de equipes.

4 dicas para fazer um ótimo treinamento de equipes

 


Fale conosco