Controle de estoque: organize seu negócio com facilidade! - Digi Office

O que é controle de estoque?

O controle de estoque é uma área indispensável para empresas, pois através dele é possível as atividades de planejamento, organização e controle do fluxo de materiais. Ter um estoque controlado permite apurar o movimento de entrada e saída de mercadorias, assim como a quantidade correta de quanto comprar e obter informações úteis sobre as vendas.

Esse controle está mais relacionado a empresas de tipo industrial, mas até empresas de pequeno porte costumam a lidar com grandes fluxos de informação, pois não conseguem controlar os estoques sem o auxílio de ferramentas úteis que permitem um gerenciamento eficaz.

Qual a importância do controle de estoque?

Além de ajudar no gerenciamento de empresas, o controle de estoques fornece informações valiosas para o setor financeiro. A partir delas, é possível identificar os produtos mais vendidos, diminuir desperdícios e realizar economias com gastos desnecessários. Ao obter todas as informações, também é possível desenvolver estratégias de marketing para o seu negócio, a fim de potencializar as vendas e sobressair-se em relação a concorrência.

É preciso ter em mente que muito mais importante do que a venda, é a entrega responsável e correta dos produtos. Muitos estabelecimentos que não possuem um controle de estoque equilibrado enfrentam problemas após conseguir fechar uma venda difícil, pois descobrem que o produto está em falta no estoque ou que ele pode demorar a chegar. Isso além de frustrar o vendedor, deixa o cliente insatisfeito que dificilmente será fidelizado.

Como fazer o controle de estoque na sua empresa?

Entendido a importância do controle de estoque, agora é preciso saber como ele pode ser feito.

Fisicamente, é importante que os produtos estejam bem armazenados e disponibilizados em ordem alfabética ou numérica para facilitar a retirada e identificação no sistema. O local também é importante, deve ser fechado e organizado para evitar confusões.

Também é importante escolher os fornecedores que melhor atendem o seu negócio para evitar problemas no prazo de entrega, baixa qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Os profissionais responsáveis pela administração do estoque precisam ser capacitados para isso. É preciso ter conhecimento de leis, tributações regulamentações serviços fiscais. Se não há uma equipe qualificada, a empresa deve contar com uma consultoria especializada em gestão de estoque.

Por fim, como já sabemos, comunicação é tudo! Integrar os setores da empresa é essencial para o bom funcionamento e organização das atividades. O controle de estoque não deve ser em hipótese alguma ser tratado como uma área isolada da empresa, todos devem trabalhar em conjunto para uma boa gestão de estoque.

Quais ferramentas de gestão devo utilizar?

Com o avanço das tecnologias, o processo manual de gestão de estoque tornou-se obsoleto, além disso, está sujeito a erros. O mais adequado é contar com um sistema de gestão baseado em nuvens, sendo possível automatizar diversas tarefas, economizar tempo e dedicar ao planejamento estratégico dos negócios.

Uma das ferramentas mais utilizadas é a planilha de controle de estoque, pois através dela realiza-se relatórios, controles de entrada e saída de mercadorias, consulta-se os fornecedores, entre outras diversas funções.

A partir do controle eficiente do estoque da sua empresa, é possível reduzir os custos do seu empreendimento e aumentar a produtividade de modo geral.

A Digi Office desenvolveu uma Planilha de Controle de Estoque, preparada especialmente para ajudar o seu negócio! BAIXE GRATUITAMENTE e comece a melhorar a sua gestão já nos próximos dias!

Fale conosco