E-mail marketing para restaurantes: como e por que fazer? - Digi Office

Assim como um garçom deve realizar um bom atendimento aos clientes, um restaurante deve ter um bom relacionamento com seus contatos. Sejam eles clientes frequentes ou de primeira visita,  uma campanha de e-mail marketing bem planejada ajuda a fazer com que as pessoas interessadas no seu estabelecimento ou serviços avancem pelo funil de vendas. Nos dias de hoje, com a interatividade e utilizando ferramentas de marketing digital, as oportunidades aumentam.

Então, para que você conheça mais sobre e-mail marketing e como aderir essa estratégia para seu restaurante, produzimos um blogpost feito especialmente para te ajudar a criar campanhas de sucesso. Vamos colocar a mão na massa?

 

IMPACTO DIRETO DO PÚBLICO-ALVO

 

Todo mundo precisa de um e-mail, certo? Seja para acessar uma loja ou cadastrar em redes sociais, o e-mail é um espaço diário particular e por isso o alcance é muito grande e direto. A probabilidade de um cliente abrir uma campanha de e-mail é alta, principalmente se ele inscreveu voluntariamente na sua lista de contatos, ou seja, com interesse no seu conteúdo.

Dessa forma, na hora de criar um e-mail marketing é importante ir direto ao ponto. Informações demais pode cansar o remetente e distrair a atenção do leitor. Por isso, escolha um tema e discorra sobre ele sem delongas. Alguns exemplos: opções de sobremesa, pratos para datas especiais, refeições que harmonizam com vinhos, entre outros.

Existem também os diferentes tipo de e-mail que seu restaurante pode mandar:

  • Atualizações do blog;
  • Atualizações sobre serviços;
  • Newsletter;
  • Convites para eventos;
  • E-mails de nutrição e relacionamento.

O importante é engajar o seu público com conteúdos ricos e que ao mesmo tempo informe sobre o seu restaurante.

 

RETORNO A CURTO PRAZO

 

O e-mail marketing é uma conversa direta e espontânea que produz em efeito e resposta rápida.
Pesquisas mostram que além de conquistar clientes, o envio apresenta resultados até três vezes mais rápidos que as redes sociais.

Portanto, quando surge uma ferramenta poderosa como o e-mail marketing, a tendência é querer usá-la logo para obter resultados rápidos. Mas para converter leads e garantir resultados consistentes, é preciso engajar seu público com conteúdos atraentes e fazer um planejamento de nutrição.

Para uma boa estratégia nos e-mails, é válido utilizar o call to action (botões de ação) para direcionar e atrair de maneira mais fácil os clientes.

 

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

 

Há muitas razões pela qual o e-mail marketing é capaz de ajudar na fidelização de clientes. Por ser pessoal e direto, esse canal permite uma maior afinidade e ajuda a promover a retenção.

Experimente humanizar o seu restaurante, escrevendo numa linguagem leve e coloquial que traga aproximação com o cliente. Outra forma de fidelização é oferecer vantagens para os assinantes, como promoções, cupons de desconto e brindes para as próximas refeições.

É possível também segmentar a lista de envio, para que e-mails específicos e personalizados para cada cliente sejam enviados. Um cliente mantém-se fidelizado desde que lhe dê exatamente aquilo que ele deseja.

 

BAIXO INVESTIMENTO

 

Sabemos que um restaurante gasta muito com mão de obra, manutenção, automação de processos, e outros gastos prioritários. Uma das principais vantagens do e-mail marketing é que o investimento não é tão elevado e implica poucos recursos. Uma campanha bem feita de e-mail marketing custa pouco e gera um aumento real nas vendas da sua empresa!

Mas tenha cautela! Uma agência de marketing digital e profissionais especializados são mais propícios a lidar com essa estratégia. Vários fatores precisam ser levados em conta: planejamento, criação, envio e acompanhamento das métricas e resultados.

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Se você já tem uma base e deseja melhorar suas estratégias de vendas, a Digi Office pode te ajudar! Somos especialistas na criação e desenvolvimento de e-mail marketing. Estamos preparados para sugerir o que há de melhor no marketing da sua empresa, convertendo acessos em vendas.

Fale conosco e faça um diagnóstico das melhores estratégias de marketing para seu restaurante ou bar.

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