Gestão de estoques: controle com eficiência - Digi Office

Gestão de estoques é essencial para qualquer empresa, não importa se você é dono de um pequeno negócio local ou de uma grande multinacional, em algum momento você já se preocupou com ela, não é mesmo? Afinal, fazer o bom gerenciamento é fundamental para otimizar os lucros e ganhar em vantagem competitiva com os seus concorrentes.

Embora essa preocupação seja unânime entre os empresários e empreendedores, nem sempre se tem a noção necessária de como controlar uma gestão de estoques com eficiência. Para ajudá-lo nesse sentido, elencamos uma série de dicas que serão muito úteis para você sempre ter um estoque bem administrado. Gostou da ideia? Então confira nossas instruções!

  1. Contabilize o inventário

Contabilizar o inventário significa listar todos os itens que estão dispostos nos sistemas de armazenagem, mantendo-o sempre organizado.

Para fazer essa contagem, sugere-se a realização de registro em software específico para essa finalidade, evitando assim perdas de dados, o que é muito comum ao utilizar planilhas de papel ou até mesmo no Excel ou outros programas de computador que não são feitos exclusivamente para isso.

  1. Adote o sistema PEPS

Um problema grave e muito comum em muitas empresas, principalmente as que lidam com produtos perecíveis como os supermercados e padarias, por exemplo, são os produtos que perdem a data de validade no estoque, antes mesmo de ser colocado à venda para o consumidor nas prateleiras.

Para solucionar essa questão, basta que seja adotado o sistema PEPS, que significa Primeiro que Entra Primeiro que Sai. Isso quer dizer que os produtos que chegaram antes no estoque devem ter prioridade para sair dele, sendo vendidos mais rapidamente para os clientes.

Com o auxílio do software, você conseguirá colocar em prática a técnica PEPS com muita facilidade, evitando assim a perda de produtos, o que dá muito prejuízo para qualquer empresário.

Gestão de Estoques

  1. Conheça a curva ABC

Com um estoque otimizado e organizado, o software de gestão poderá projetar uma curva ABC com os principais itens movimentados em seu sistema de armazenagem. Isso quer dizer que, no momento de realizar compras para o estabelecimento você terá um relatório dos produtos que têm mais saídas, podendo assim comprar mais unidades desse tipo de produto e não de algum item que venda pouco e tenha pouca rotatividade.

Além disso, esse tipo de relatório poderá indicar se algum produto deve ser retirado dos itens comercializados em seu estabelecimento por ter as vendas muito baixas.

  1. Faça queimas de estoques

Quando você tem muitos itens de um mesmo produto estocado pode ter problemas como a passagem da data de validade e o espaço ocupado, que poderia estar disponível para alguém que irá vender mais.

Em casos assim, sugere-se uma queima de estoques, ou seja, uma grande promoção que atraia pessoas com o interesse de adquirir esses produtos e assim liberar o seu espaço. As queimas de estoques também são úteis para equilibrar as contas da empresa em momentos de crise, por exemplo.

Conseguiu entender como fazer uma gestão de estoques eficiente? Então conheça a Digi Office e descubra como podemos ajudá-lo ainda mais. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário no espaço abaixo!

Leia também:

Por que devo contratar um software de gestão?

 

 


Fale conosco