O que esperar do varejo em 2020? - Digi Office Blog

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

Você já deve ter lido essa frase em algum lugar. Apesar de remeter à Teoria da Evolução, ela ilustra perfeitamente o funcionamento do varejo e porque os varejistas devem se atualizar para atender as exigências do mercado e dos consumidores.

Nos últimos anos, o varejo passou por momentos difíceis e uma grande estagnação. Felizmente, as perspectivas para o futuro são positivas. Adentrando ao cenário de 2020, este deve ser o melhor ano dos últimos quatro anos. Isso se deve ao crescimento da economia e o progresso dos grandes marcadores macroeconômicos.

Para seu negócio acompanhar o crescimento do varejo, será essencial se adequar às tendências e as novas formas de consumo dos próximos anos. Pensando nisso, separamos algumas apostas para o varejo em 2020 e o que esperar desse setor nos dias atuais. Confira!

MÚLTIPLOS CANAIS PARA VENDAS

Essa tendência não é nova, mas vai continuar fazendo a diferença em 2020 e nos próximos anos. É importante que o varejista saiba como oferecer uma boa experiência de compra em todos os canais. Dessa forma, preencher as lacunas entre o digital e o físico contribui para a melhora do atendimento e promove experiências mais próximas e satisfatórias para os clientes.

MARCAS ÉTICAS

Quando falamos de experiência do consumidor, existe a questão do propósito. Essa é bandeira de muitos lojistas atualmente e também uma necessidade de comunicação das marcas. O consumidor hoje carrega questões éticas, políticas e ambientais junto com a compra, ou seja, busca na empresa um reflexo de seus próprios valores. Produtos feitos com materiais biodegradáveis, informações de descarte, mão de obra, teste em animais serão importantes na avaliação da compra.

 

AUTOMATIZAÇÃO

Lojas autônomas que não precisam de vendedores, entrar numa loja e sair sem pagar…

Parece estranho, não é mesmo? Mas essa já é uma realidade em diversos comércios que investem em tecnologia para melhorar os processos. A automação no varejo existe para oferecer uma melhor experiência de compra e/ou eficiência da loja. Hoje dificilmente pensamos em uma loja sem um sistema de gestão e espera-se que essa realidade avance com novas tecnologias. Os terminais de autoatendimento, por exemplo, é uma automação que visa garantir a máxima comodidade e rapidez no atendimento ao seu cliente. Para 2020, tenha em mente a seguinte pergunta: O que você pode fazer para facilitar o ato da compra?

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Não importa o tamanho do seu negócio e qual nicho ele atua. A inteligência artificial vai auxiliar sua gestão e dar respostas consistentes, como identificar dados do consumidor, mensurar os dados, registrar quem é o seu cliente, o que ele compra, quanto ele costuma gastar, entre outros. Através disso, correlações podem ser estabelecidas, como estratégias de comunicação, marketing e promocionais. Através da inteligência artificial também é possível controlar o estoque e até mesmo acompanhar os passos para uma venda vencedora.

 

EMBALAGENS PERSONALIZADAS

Já imaginou ter um produto que ninguém mais tem? As lojas de comércio estão oferecendo opções para personalizar a compra, permitindo que os consumidores adquiram um produto adaptado especificamente às suas necessidades e estilo. É interessante para a marca quando o cliente além de comprar o produto, poste uma foto com ele nas redes sociais. Isso gera engajamento e influência para outros pessoas. Portanto, mercadorias com aparência “instagramável” serão tendências, assim como cores personalizadas, monogramas e bordados.

 

 

E você, o que está fazendo para integrar com as novas realidades do varejo?
A Digi Office acredita que, por meio da satisfação dos clientes, as empresas podem criar uma relação mais próxima e duradoura. Fale conosco e conheça nossas soluções de automação comercial para lojas e varejo! 

Fale conosco