Reduzir o turnover: 8 melhores maneiras - Digi Office

Reduzir o turnover, também conhecido como rotatividade de pessoal nas empresas, é um desafio que os gestores enfrentam cotidianamente, sobretudo para alinhar estratégias. Isto porque o turnover acarreta custos que podem chegar até a oito salários por empregado, variando de acordo com o cargo. Em outras palavras, isto quer dizer que, com o mesmo valor, é possível manter o colaborador trabalhando durante oito meses.

 

Manter os funcionários já contratados também é importante pelo fato de eles possuírem conhecimento das particularidades da função. Outro fator que pode ser destacado em empresas que possuem altos índices de turnover  é a despesa com seleção e com recrutamento.

 

A seguir, veja oito maneiras de identificar as causas e reduzir o turnover na sua empresa:

 

Acerte no início para não ter que corrigir o final

O perfil dos funcionários deve estar alinhado com os objetivos da empresa. Para isso, não avalie apenas as qualidades técnicas do candidato, mas também a sua personalidade e expectativas futuras.

 

Reduzir o Turnover - Reunião

 

Faça entrevistas de desligamento

Identifique porque os funcionários querem sair da empresa por meio da utilização de uma “ficha de entrevista de desligamento”. É importante criar canais para avaliar os motivos que levam os colaboradores a saírem da empresa.

 

Invista em uma política salarial

Ter um plano de cargos e de salários bem definidos permite ao colaborador projetar o futuro dele dentro da organização. Assim, ele pode se planejar para alcançar seus objetivos. Mesmo que sua empresa seja de pequeno ou médio porte, é aconselhável investir nesta estratégia. Desta forma, o funcionário se sentirá mais valorizado e terá condições de projetar a sua carreira dentro da organização.

 

Mantenha o ambiente organizacional favorável

A falta de motivação, muitas vezes, é decorrente de um ambiente de trabalho ruim, o que acarreta diversos fatores negativos para a empresa, entre eles, a diminuição da produtividade. Esteja atento e ofereça condições para que os conflitos sejam evitados ou conciliados, a fim de que a boa convivência prevaleça no cotidiano dos colaboradores. Não é uma tarefa fácil, mas, com algum esforço, a maioria das situações podem ser resolvidas.

 

Reduzir o Turnover - Treinamento

 

Capacite a liderança

Diversos especialistas da área de RH defendem que “funcionários se desligam dos chefes e não da empresa”. Isto acontece por falta de preparo dos líderes para lidar com questões subjetivas que envolvem os colaboradores. Incentive a vontade dos seus líderes em aperfeiçoar habilidades como saber ouvir, ter empatia e boa comunicação. Uma boa forma de capacitar o líder é investir em treinamentos ou consultas com coaching para liderança.

 

Invista em benefícios

Muitos trabalhadores, principalmente os que possuem filhos, levam em conta os benefícios que a empresa oferece, como o plano de saúde, para se manterem no trabalho. Avalie estes investimentos como necessários para a manutenção do capital humano da empresa.

 

Reduzir o Turnover - Comunicação

 

Ofereça canais abertos de comunicação

As pessoas têm a necessidade de serem ouvidas. Para isso, você pode criar um mural, caixa de sugestão ou mesmo um encontro no estilo “café com o presidente”. Nunca deixe uma solicitação de funcionário sem feedback.

 

Incentive oportunidades de crescimento

Dê preferência para quem já faz parte da empresa quando surgirem oportunidades para níveis hierárquicos mais altos. Avalie se o perfil dos funcionários pode se encaixar na oportunidade em aberto. Em caso afirmativo, divulgue a informação em todos os veículos internos possíveis. Isso gera um engajamento saudável e permite saber quem está interessado em permanecer na empresa.

As dicas para reduzir o turnover nas empresas foram úteis para você? Comente em nossas redes sociais o que tem feito para reduzir a rotatividade na sua empresa.

 

Leia também:

Como aumentar a produtividade da sua equipe?

 


Fale conosco