Software de gestão: como escolher o melhor para seu negócio - Digi Office
Donos de negócios e gestores precisam tomar decisões diariamente sobre como melhor administrar as operações em suas empresas. Dentre essas decisões está a busca pelo Software de Gestão ideal, capaz de oferecer retorno rápido e aumentar a produtividade do seu time.

Saiba o que levar em consideração na hora de contratar um ERP para sua companhia e veja algumas das diferenças entre eles!

Decisão sobre Software de Gestão

Decida contratar um software de gestão

Essa deve ser a primeira pergunta que respondemos antes de identificar o ERP ideal. Todas as empresas precisam de Enterprise Resource Planning, que é o armazenamento das informações fundamentais para o negócio em um só lugar. Que tipo de software escolher para dar conta do recado depende de uma série de fatores, como a área de atuação do negócio, por exemplo.

Um ERP desenhado levando em consideração as necessidades de um e-commerce não vai atender tão bem um negócio offline. Dentre as principais funções de um software de gestão está automatizar. Para isso, o software precisa conhecer as tarefas repetitivas mais comuns a seu negócio.

Todos eles têm funcionalidades comuns básicas, como visualização do fluxo de caixa, pagamentos a quitar e faturas a receber e permitem a administração do seu estoque, entretanto, alguns oferecem maior precisão que outros. Oriente sua busca para alternativas de nicho e defina previamente o que espera otimizar com software de gestão.

Ao decidir, cheque as possibilidades de integração

Já está pesquisando há algum tempo e conseguiu levantar os principais gargalos que sua empresa pretende solucionar com ERP? É hora de começar a ficar atento à capacidade de integração oferecida por cada ferramenta.

Tecnologia deve solucionar problemas, não criar novos. O ERP da sua empresa tem de oferecer suporte completo aos sistemas operacionais utilizados, estar pronto para ser configurado nos seus dispositivos e oferecer suporte para os processos atuais.

Organização decide sobre Software de Gestão

Considere a complexidade organizacional na escolha

Pequenos e grandes negócios operam com complexidades diferentes e não há porquê investir numa ferramenta com recursos que sua empresa não vai utilizar. O tamanho da sua organização influencia no tipo de software escolhido e tem efeito sobre o custo final de implementação do sistema.

Dê preferência a ferramentas com interfaces mais simples

Seu time provavelmente não é composto só por especialistas em tecnologia. Ele deve entender como colocar a plataforma em funcionamento sem dificuldade, o que exige atenção no momento da escolha. Num exemplo análogo, pesquisadores avaliaram os efeitos da usabilidade na produtividade de médicos que experimentaram prontuários eletrônicos:

  • Usabilidade é um dos principais fatores que influenciam na produtividade: detectou-se diminuição de 37,5% nos erros cometidos por médicos após a implementação de um novo sistema;
  • Com menos equívocos, os médicos do estudo reduziram o tempo necessário para executar tarefas e aumentaram em 13% o percentual daquelas executadas com sucesso.

Interfaces intuitivas vão economizar muitas horas de treinamento e oferecer menores índices de erro. Não subestime o poder de um de seus principais recursos: uma boa interface vai aumentar o engajamento com a ferramenta e faz toda a diferença em termos de produtividade.

Especialistas em Software de Gestão

Conte com a ajuda de especialistas

Mesmo depois de pesquisar bastante, ainda é comum ter dúvidas a respeito do ERP ideal para a sua empresa. Encontrar especialistas que conheçam os principais softwares disponíveis no mercado e o potencial de ganho na implementação de cada um deles vai garantir o retorno sobre o investimento.

Está pronto para descobrir o software de gestão ideal para o seu negócio? Entre em contato com a DigiOffice e não perca mais tempo!

 

Leia também:

Porque devo contratar um Software de Gestão? Descubra aqui

 

Baixe aqui O Guia Definitivo sobre Software de Gestão

 

 

 


Fale conosco