Você sabe o que é Terminal de Autoatendimento? - Digi Office

Uma cena cada vez mais comum em locais como shoppings, estacionamentos, hipermercados, entre outros é o atendimento feito por terminais em vez de pessoas: o chamado autoatendimento.

Muitas empresas têm investido nessa tecnologia, que se mostra tão valiosa quanto um bom software de gestão, como estratégia na relação com o cliente.

Mas você entende o que são e como funcionam esses terminais? E, mais importante ainda, quais as vantagens de fazer uso deles para atender seus clientes? Acompanhe o post e entenda o que é preciso para implementar essa tecnologia!

O que é um terminal de autoatendimento?

Para começar, um terminal de autoatendimento é uma máquina usada para atender as necessidades do cliente sem que seja preciso disponibilizar o recurso humano para isso.

Terminais como esse podem ser usados para fornecer informações sobre horários, serviços e até produtos de uma empresa. Ou, ainda, podem ser direcionados para agilizar a fila de atendimento, fornecendo uma senha para cada setor ou tipo de serviço desejado.

Podem-se também realizar recebimentos ou controle, como em um estacionamento, fazendo uso até mesmo de pagamento com cartões de crédito ou débito. Enfim, esse método reúne todos os recursos e informações necessários ao cliente em um determinado momento e para uma dada função.

Terminal de Autoatendimento

Como ele funciona?

A utilização de terminais de autoatendimento pode variar bastante, tendo um extenso leque de aplicações. Mas alguns detalhes de funcionamento são similares à maioria deles.

Em um terminal desse tipo, o processo depende da interação do cliente ou usuário com o software instalado no equipamento. Embora seja uma máquina, ele não extingue a preocupação em ter uma boa relação humana com os clientes.

Em geral, eles possuem uma tela touch screen, sensível ao toque, que permite de forma bem simples e intuitiva a escolha do que se deseja fazer ou o que é preciso saber. Ele pode ou não possuir um teclado para digitar informações ou apenas poucas teclas para ações básicas de navegação.

Outro detalhe é a possibilidade de ter uma impressora térmica para impressão de comprovantes de pagamento, tickets, senhas, entre outros.

Basta selecionar o que precisa e aguardar a resposta do terminal. Tudo sempre muito simples e prático, permitindo que qualquer pessoa consiga interagir com ele.

Terminal de Autoatendimento

Quais as vantagens de um terminal de autoatendimento?

Podemos dizer que há inúmeras vantagens em oferecer a seus clientes um terminal de autoatendimento. Uma delas é a capacidade de aumentar o número soluções disponibilizadas, otimizando o tempo de espera nos atendimentos.

Outra vantagem é a segurança, já que os softwares e aparelhos utilizados em sua montagem são precisos e confiáveis. Operadores de cartão de crédito e débito, por exemplo, atestam sua confiabilidade.

Além disso, ele permite ter diversos serviços em um só ponto, algo que pode se tornar difícil quando se faz uso de atendentes humanos.

E não podemos deixar de mencionar o custo, que se torna expressivamente menor quando um terminal de autoatendimento é usado. Nesses casos, é possível realizar mais assistências do que geralmente faria com um atendente.

Enfim, esse é um investimento que certamente melhora o atendimento prestado por sua empresa, aumenta sua credibilidade e proporciona rendimentos consideráveis.

Você pode conhecer melhor as opções disponíveis e qual terminal de autoatendimento se encaixa em seu perfil de negócio falando com a Digi Office. Conheça também sobre nosso software para restaurante. Será um prazer poder ajudá-lo com uma de nossas soluções!

Leia também:

Automação comercial: o que é e porque é importante 

 

 

 


Fale conosco